Leitura ou Colecionável, eis a questão! #3 – Key Issues

E lá vamos nós, mais uma vez no passeio sobre o mundo do colecionismo dos quadrinhos!

Hoje iremos falar um pouco sobre um tema um tanto diferente, você que possivelmente já coleciona quadrinhos a algum tempo, já deve ter escutado o termo “Key issues” em algum momento ou já escutou de algum outro colecionador igual a você em algum momento.

Legal, mas o que são key issues?

Bom, nesse artigo iremos falar um pouco sobre elas, e como o simples ato de comprar um quadrinho, se transformou e criou um mercado especulativo gigante.

“Hey Kids! Comics!”

O que são "Key Issues"?

Você que está acostumado a ir na sua comicshop semanalmente e se deparar com uma “X-Men #1” nunca pensou que um dia aquela revistinha baratinha que custa alguns dólares, onde aparece uma nova formação de heróis de destaque na capa, chegaria a custar o dobro de seu valor um dia!

Key issues na verdade, são edições onde trazem algum acontecimento marcante, seja a primeira aparição de algum personagem – Como a primeira aparição do Pantera Negra em Fantastic Four #52 em 1966 – a origem de algum personagem ou até mesmo grandes encontros entre equipes.

Então quer dizer que aquela revistinha do "X-Men #1" que eu comprei, irá ficar super famosa, e irei ficar rico da noite pro dia? Bom... para resumir a resposta para essa pergunta, Depende. Existem vários fatores que agregam e geram valor na edição.

"To me, my X-men."

Vamos supor que aquela famosa edição do Fantastic Four #52, possui primeiramente seu valor histórico – Um dos primeiros valores atribuídos a um quadrinho – e nessa edição em especifico, é a primeira aparição do Pantera Negra! Ali foi primeiro momento onde o Pantera foi mostrado ao público.

Outra questão é sua tiragem em relação a época, ou seja, existem poucas ou muitas edições no mundo? Esse é nosso segundo valor atribuído, quantidade/escassez do produto. Hoje essa edição por questões desses valores atribuídos, valem, por exemplo, em um CGC nota 9.6 assinada, uma média de $50.000 dólares, isso mesmo, estamos falando de algo em torno de 270 mil reais (valor retirado do site gocollect que possui uma base de dados sobre o mercado).

Para aqueles que não sabem o que é CGC, possuímos um outro artigo falando sobre eles, Leitura ou Colecionável, eis a questão! #1 - CGC 

O valor agregado numa key issue também pode ser por possuir uma capa com algum personagem icônico, ou capa variante de algum artista famoso, ou uma edição publicada em um evento especial como uma Comic Con, ou seja, possui uma tiragem menor que a capa regular, e ainda é o momento de lançamento de uma personagem, agregando assim, mais valor aquela edição.

De certa forma muita coisa depende, na agregação de valor em uma key issue além de ser um momento importante para o quadrinho que você está lendo pela primeira vez ou acompanhando. Porém, os pontos principais são aparições de personagens, escassez e também a procura por aquele título em especifico, existem também outros fatores que podem colaborar para o valor das edições, mas deixaremos isso para um outro dia.

Então, quer dizer que, se eu for adquirir meu novo Static: Season One #1 que será publicado nas próximas semanas, à possibilidade deu me tornar um magnata dos quadrinhos?! Humm... a possibilidade existe, mas também não é simples assim.

A Agregação de valores externos

Vamos olhar para a mídia atual, a cultura pop dominou o mundo, e quadrinhos estão por ai mundo a fora fazendo sucesso em outros formatos de mídia sem ser o impresso. Com o envolvimento do mundo cinematográfico no mundo dos quadrinhos a busca por Key Issues segue aumentando, consequentemente os valores que elas possuíam continuam subindo ano após ano.

Vamos tirar como um outro exemplo a edição de Captain America #117, onde acontece a primeira aparição do Falcão, hoje um dos personagens mais queridos do momento muito por conta do grande destaque que teve em sua série da Disney+, Falcão e Soldado Invernal. Hoje sua edição de estreia, com maior Grade 9.8, é vendida a $43.000 dólares.

E você pode aguardar, que com o lançamento do filme dos Eternos as edições onde as personagens aparecem, terão um aumento de preço no mercado especulativo de quadrinhos. Isso não conta apenas para cinema como para as séries que são produzidas para TV e plataformas de streaming, então ficar de olho nessa influência externa também é muito importante.

O que torna tudo isso tão especial?

As Key Issues são importantes não apenas pelas características significativas das capas que possuem ou histórias, mas ainda mais pelo valor atribuído ao quão desejáveis ​​eles são para os colecionadores.

A busca do colecionador é um dos fatores mais importantes, pois se aquele produto não possui uma busca por ele, porque ele teria um valor tão elevado? E os fatores que levam a sua busca são dados pelas influencias que foram citadas até o momento nesse artigo.

Uma key issue que hoje é muito procurada, amanhã pode ter uma queda em seu valor pois a busca por ela diminuiu. E a busca é só mais um dos fatores envolvendo esse mercado, mas que dá a ele essa dinâmica e volatilidade. Com isso, é preciso muita pesquisa para descobrir quais key issues tem potencial e sem dúvidas acompanhar as notícias do mundo do entretenimento geek, para assim determinar qual edições seriam essenciais para se adquirir. Isso é apenas mais uma das diversões que colecionar quadrinhos traz.

Considerações Finais

Nossa como eu estava animado para voltar para essa coluna!

Eu como colecionador em algum momento já tive esse pensamento de “Um dia essa edição vai valer milhões de reais”, mas o que é mais divertido em tudo isso na verdade é a história que estamos lendo e nos entretendo quando compramos um quadrinho, pois a leitura é aquele momento de relaxamento e lazer para te levar em uma viagem para outros mundos ou de autoconhecimento.

Talvez um segundo passo para um mero leitor, seja se tornar um colecionador, mas hoje em dia como eu sempre digo a todos, a linha entre ler e colecionar é muito tênue ou quase imperceptível.

 

2 comentários

Carlos

Carlos

Excelente matéria. O mais bizarro para mim é o valor agregado a edições que têm algum tipo de defeito. Ok que se tornam raras (porque muitas vezes são recolhidas), mas defeito é defeito… Kkkk Parabéns pelo texto.

Julio Mick

Julio Mick

Matéria sensacional!! Como sou velho, me sinto exatamente assim nesse momento. Ora busco leituras, ora coleciono as minhas favoritas: edições #1. Não só em quadrinhos, primeiros lançamentos são mto legais e eu gosto não pelo preço que vai adquirir, mas pelo valor histórico mesmo, de poder ter na coleção algo que daqui uns anos vai ser lembrado como ponto importante na história geral dos quadrinhos, ou não. Ehehehehe

Deixe um comentário