Leitura ou colecionável, eis a questão! #7 – Action Figures e Quadrinhos

Hoje teremos um “Leitura ou Colecionável” muito especial! Com um dos primeiros temas escolhido pelos próprios leitores. Iremos nos aprofundar um pouco no tema da influência dos quadrinhos na criação das tão amadas Action Figures, vulgo “bonequinhos”.

Quadrinhos são uma mídia sempre em expansão e suas páginas servem como tela para dispor ideias infinitas, e que ganham forma em outros formatos de mídia como Cinema, TV, música e principalmente na indústria de brinquedos.

Action Figures sempre foram populares nas décadas de 80 e 90 entre crianças e jovens, mas hoje em 2022, é visto por muitos como outra forma de dar vida ao nosso amor pelas personagens que tanto influenciaram nossa infância, e trazendo aquele sentimento de nostalgia de quando éramos apenas crianças.

Quadrinhos, Figuras e Nostalgia

O que veio primeiro, quadrinhos ou Action Figures?

Para essa pergunta não existe uma resposta correta de certa forma – A várias décadas quadrinhos e figuras fazem parte da história de todos nós de alguma forma.

Antes dos quadrinhos de super-heróis, fomos agraciados com histórias Pulp de terror e aventura. Para figuras sempre tivemos aqueles bonecos de soldados ou as famosas e eternas Barbies. Então de certa forma, uma resposta para essa pergunta seria: Depende.

Existiram momentos na história como o das famosas, Tartarugas Mutantes Ninjas um dos quadrinhos mais clássicos do mundo, que se tornou uma animação e consequentemente uma linha de Action Figures pela Playmates. Mas também temos casos como G.I. Joe, que nasceram como Action Figures e muito tempo depois para atingir seu objetivo principal de vendas, recorreram a mídia dos quadrinhos como ferramenta de marketing – Assim dando uma nova vida a suas figuras, através do storytelling.

 

É impossível quando falamos desse assunto, não falar de uma das empresas mais influentes nesse meio, a Hasbro. Uma das maiores empresas de Action Figures do mundo – Sendo seu foco em figuras articuladas –, que detém os direitos sobre marcas como Marvel Legends, G.I. Joe, Transformers, Star Wars, Power Rangers entre outras tão queridas.

Os tão amados Marvel Legends, com figuras de todo o Universo Marvel – Com bonecos de heróis e vilões famosos, e não tão famosos assim. Se coloque no seguinte cenário, você está lendo um quadrinho, com um herói que você tanto gosta, e semanas depois, você se deparar com um boneco dele passando na TV ou nos tempos atuais em uma propaganda ou feed do Instagram, você obviamente vai correr atrás dele na hora – Eu faço isso até hoje.

A linha Marvel Legends, é uma das mais clássicas do mercado de colecionáveis junto das figuras de Star Wars – E elas já passaram por outras empresas antes da Hasbro tomar a frente em sua produção. Se você já ouviu histórias de pessoas colocando Action Figures em cofres pois elas valem algumas centenas de dólares, bem provável estejam falando de figuras clássicas dessas franquias – Principalmente, Star Wars. Mas o que tudo isso tem a ver com quadrinhos?

Bom se você leu até aqui, já deve ter percebido ou até mesmo chegado a conclusão de que ambas as mídias andam de certa forma juntas. Sem os quadrinhos dos X-men, hoje não teríamos as figuras incríveis que temos hoje do Wolverine – Não podemos esquecer de dar credito a animação clássica também –, e sem os primeiros filmes e figuras de Star Wars, não teríamos um universo expandido tão rico nos quadrinhos que se estende por várias revistas diferentes.

 

Os Pilares de Todd Mcfarlane e a Mcfarlane Toys

Todd Mcfarlane e uma das mentes mais empreendedoras do mundo dos quadrinhos, e sempre enxergou o mercado do entretenimento da forma mais ampla possível. Durante uma entrevista com a Complex, ele comenta sobre os pilares que segue para fazer com que Quadrinhos, Brinquedos, TV e Cinema, funcionem em sincronia em relação a Spawn, não como um personagem apenas, mas sim como uma marca.

Mas vamos focar em um desses pilares no momento, no pilar dos brinquedos. A McFarlane Toys, nasceu durante a década de 90 dada a visão de Todd de atingir outros ramos do entretenimento, hoje a empresa está no top 5 de maiores produtores de Action Figures do mundo. E possui várias marcas sobre sua produção além de Spawn, como a linha DC Direct, DC Multiverse, Mortal Kombat, e recentemente de filmes e anime.

A indústria de brinquedos sempre seguiu um certo padrão de produção em suas figuras, mas com a visão de Todd, as Action Figures foram levadas a um novo nível, de apresentação e design que se segue até hoje com figuras completamente destoante do mercado regular, que impactam a cada lançamento.

Sua linha DC Multiverse, é sem igual e vem diretamente das páginas dos melhores quadrinhos que a DC Comics tem a oferecer – Sendo as personagens do Universo do Batman, um de seus maiores foco de produção.

Muito mais do que lançar uma personagem de um quadrinho em figura, é entender o momento daquela figura para o leitor que acompanha os quadrinhos. E isso é algo que a McFarlane Toys entende bem, fazendo lançamentos periódicos de personagens focadas em arcos mais recentes, onde impacto em seu lançamento será maior. Um exemplo disso foram as figuras de “Batman: Last Knight on Earth” que foram lançadas um pouco depois do termino da minissérie.

 

A era das licenças e estatuas

O tempo se passou, e com isso a forma de se colecionar também mudou. E chegaram a época das estatuas. Saímos de bonecos articulados de plástico, para estatuas feitas de matérias para duração a longo prazo.

Mas isso não quer dizer o fim dos articulados, na verdade isso serviu para expandir ainda mais o mercado de Action Figures, que agora entrava em um outro formato. E mais uma vez a pergunta persiste, mas o que tudo isso tem a ver com quadrinhos?

Bom quem nunca quis ter uma figura da cena Icônica do Batman em Dark Knight do Frank Miller, ou uma estátua do Darksied mostrando toda a sua imponência. Estatuas deram um outro ar para o ato de colecionar figuras, e os quadrinhos ajudaram, e muito a tornar isso cada vez mais tangível para o público.

Imagine que você é fã dos X-men, e seu arco favorito deles e o arco da batalha contra as sentinelas. Não se preocupe, já existem figuras que suprem essa sua imaginação – Eu inclusive tenho o Wolverine desse arco. E tudo isso é graças a várias empresas com Sideshow, Iron Studios, Beast Kingdom, XM Studios, outros do ramo.

Tanto nos quadrinhos, quanto nas Action Figures, as possibilidades para criação são ilimitadas, para se produzir tanto uma estátua quanto uma figura articulada, e necessário apenas uma licença daqueles que são detentores da propriedade intelectual da personagem. Uma coisa é certa, com certeza já existe uma Action Figure que irá cativar sua atenção – Eu particularmente fico entre as figuras articuladas da MEZCO e as estatuas da Iron Studios.

 

Considerações Finais

Esse foi um tema um tanto quanto complicado de se falar, mas um que eu particularmente adoro, e que foi incrível ver que outras pessoas se interessam por esse assuntou, pois esse tema foi escolhido por você leitor.

Falar sobre a relação Quadrinhos/Action Figures e tão prazeroso, que é possível passar horas conversando sobre o tema. E pra mim o que é mais legal e reviver na mente aqueles momentos de quando brincamos pela primeira vez com nossas figuras ou passamos as primeiras páginas de nossos quadrinhos.

Eu gostaria de fazer um pedido, nos conte aqui nos comentários ou em nossas redes sociais, uma história que você tem com suas Action Figures. E o porquê delas serem tão importantes e preciosas para você?

 

Deixe um comentário