Leitura ou colecionável, eis a questão! #1 - CGC

Nesse primeiro artigo da comics and signatures, iremos discutir o que é a CGC (Certified Guaranty Company), a famosa empresa que avalia quadrinhos e colecionáveis nos EUA, que é de onde saem os famosos quadrinhos avaliados e que vemos por aí, que são vendidos por milhões de dólares no ebay e em casas de leilões nos EUA. Os diamantes de plástico e papel do mundo do colecionismo.

“Action Comics #1 vendida por 3.25 milhões de dólares... UAU!”

Esse é o início de uma serie de post que terá varias curiosidades pelo mundo dos “quadrinhos certificados”.

O que é CGC?

Certified Guaranty Company (CGC) fazendo uma tradução direta para o bom português Companhia de Garantia de Certificação, fundada nos anos 2000 ela é uma empresa terceirizada que providencia objetivamente e imparcialmente acesso a avaliação e autenticação de produtos. Regulando assim todo um mercado, não só de quadrinhos, mas de alguns outros colecionáveis como card games, revistas e posters.

“Agora sim! Um pouco de autenticidade e segurança!”

Qual é a relação quadrinhos e CGC?

O mercado de quadrinhos nos EUA antigamente, não possuía uma regulamentação, preços de compra e venda não possuíam um valor fixo, pois ele era moldado pelos próprios vendedores – Igual ocorre com normalmente todos os colecionáveis que existem, e possuem mercados secundários – E com a criação do CGC, o mercado de quadrinhos tem uma mudança drástica em sua forma de compra e venda.

Garantindo sua autenticidade, os produtos que eram comercializados começam a ganhar um novo valor, tanto em questão de estado físico, pois eles ganham rótulos que representam seu estado geral de conservação como também certificação da assinatura que o quadrinho pode possuir – Isso é tópico mais a frente nesse artigo – O que para qualquer colecionador é algo incrível, pois agora os valores não seriam mais em “achismo” e sim regulados por uma questão de avaliação e autenticidade, através de uma empresa terceirizada.

“Agora meu quadrinho vale ouro!... ou diamante.”

Mas como funciona o processo de certificação?

Resumidamente seu quadrinho assim que enviado para o CGC, ele passa por um processo de classificação e encapsulamento, passando por uma avaliação apurada por pelo menos 2 pessoas antes de receber uma nota e um rótulo especifico, que representa seu estado de integridade ou se possui algum detalhe como assinatura ou restauração. Detalhes como “digitais”, “ranhuras na capa”, “selo interno faltando”, influenciam e muito na avaliação e nota do quadrinho – Mas que notas são essas?

CGC preço

Sua nota significa não só o estado que o quadrinho se encontra, mas também influencia em seu preço – O valor que um 9.8(Mint) possui e muito diferente que um 9.6(Near Mint+) mesmo estando relativamente próximos – Essas notas são usadas em formato geral para todos os colecionáveis que são tratados pelo CGC, não apenas quadrinhos.

Depois de classificado e receberem uma nota, seu quadrinho está pronto para ser encapsulado! Mas o que isso quer dizer? O CGC utiliza um sistema de encapsulamento onde seu quadrinho será colocado em uma embalagem de plástico de alta resistência.

Segurança e alto nível de preservação da sua coleção são fatores muito importantes! Mas e agora o que falta para toda essa jornada se completar? Bom, falta o rótulo especifico que representa o estado do seu quadrinho.

 

Os rótulos do infinito

A CGC encapsula cada um de seus colecionáveis com um atrativo muito interessante, um rótulo simples e de fácil compreensão, onde nesse rótulo acompanha uma descrição do colecionável junto com sua nota e se código de certificação – E se as gemas do infinito representam certos aspectos do universo, os rótulos da CGC representam os aspectos daquele colecionável que está encapsulado. Vamos aos seus tipos!

 

Universal Label ( Azul )

Esse rótulo é o mais comum, dado ao quadrinho regular que não possui nenhuma consideração especial ou algo a ser especificado.

CGC Signature Series Label ( Amarelo )

Rótulo aplicado ao quadrinho assinado por alguém de significância para a obra como o desenhista ou roteirista. Onde a assinatura foi supervisionada por uma testemunha do CGC, portanto ela pode ser certificada como uma assinatura autentica.

Qualified Label ( verde )

Rótulo aplicado em quadrinhos que possuem um defeito especifico que necessitam de uma descrição ou assinatura sem autenticação (uma que não foi testemunhada por alguém do CGC). Um exemplo de um defeito especifico seria “nome escrito na capa”.

Restored Label ( Roxo )

Rótulo aplicado a quadrinhos que evidenciam algum tipo de restauração para parecerem com sua forma original. A restauração pode vir em uma variedade de níveis, que serão tópicos para outro artigo futuramente.

Pedigree Label ( Dourado )

Rótulo dado a quadrinhos que fazem parte de uma coleção reconhecida pela CGC. Muitas coleções que possuem um Pedigree foram reconhecidas e aceitas pelo hobby muito antes da existência da CGC.

No Grade ( Sem nota )

“Sem Nota” – Esse Rótulo e dado para quadrinhos que estão sem suas capas ou com algumas paginas interiores perdidas, ou ambas as coisas. Também pode ser posto a quadrinhos verificados como autênticos por critério do CGC.

Individual Page (Página individual)

Esta etiqueta é atribuída a uma única página ou quebra do interior de uma história em quadrinhos. No entanto, páginas que não podem ser associadas a um problema específico não serão certificadas pelo CGC. Algumas páginas internas exibem apenas anúncios em ambos os lados, sem o contexto que permite ao CGC identificar corretamente o problema ao qual pertencem. A menos que esse tipo de página seja enviado com outras páginas da mesma cópia e se pareça com essas páginas na nota e na qualidade da página, ela não será avaliada e a taxa será reembolsada menos uma pequena taxa de processamento.

Cover ( Capa )

Esse Rótulo é atribuído a capa dos quadrinhos frente ou verso. Contracapas que não conseguem ser associadas a uma edição especifica não serão certificadas pelo CGC.

Conserved label ( Azul/ Cinza )

Esse Rótulo e aplicado a quadrinhos com reparos específicos feitos para aumentar integridade da sua estrutura e a preservação a longo prazo. Exemplos são: troca de grampos, recolocar um pedaço da página, entre outros aspectos que tanto colocam o quadrinho com esse rótulo e alterando sua nota dependendo da avaliação.

CGC Signature Series Qualified Label ( Amarelo/ Verde )

Rótulo dado ao quadrinho que foi assinado por alguém de relevância para a obra, e que também possui algum defeito ou alguma outra assinatura que não foi testemunhada por alguém da CGC. Por exemplo, se um quadrinho for assinado por Stan Lee sob observação direta de uma testemunha autorizada da CGC, mas estiver faltando uma página, o livro será classificado como se a página não estivesse faltando e receberá o rótulo CGC Signature Series Qualified com uma notação da página que falta.

CGC Signature Series Restored Label ( amarelo/ roxo )

Esse rótulo é dado para um quadrinho que foi restaurado, mas também foi assinado por alguém de relevância para obra sobre a observação direta de uma testemunha do CGC, sendo assim sua assinatura é autenticada. O grau da restauração também e colocado no rótulo.

CGC Signature Series Conserved Label ( amarelo/ Cinza)

Rótulo dado para quadrinhos com reparos que foram assinados por alguém de significância para a obra, sobe a observação de uma testemunha do CGC. Os reparos também são descritos no rótulo.

 

E então todos os Rótulos foram listados – todos os que existem até o momento – Todas as suas especificações foram ditas, mas existem várias nuâncias por trás dos rótulos e também por trás dos critérios mais aprofundados de avaliação para receberem sua determinada nota e rótulo – Mas isso é assunto para o próximo artigo. 

Considerações finais

Para aqueles que foram curiosos e leram até aqui só tenho a agradecer, montei esse conteúdo através de pesquisas em blogs, sites jornalísticos, conhecimento próprio sobre o assunto e o site oficial da CGC – Muitos termos foram deixados em seu formato original pois traduzi-los poderia levar a certos erros de referência. Iremos produzir uma série de artigos sobre CGC e outras empresas de certificação de quadrinhos. Suas nuâncias, curiosidades, notícias de mercado e vários outros assuntos em volto desse mundo de colecionadores de quadrinhos. Espero que tenham gostado e até o próximo!

“Excelsior!” 

Escrito por Vitor da Silva Ferreira.

Colecionador, leitor, professor e designer gráfico 

1 comentário

Marcos Vieira

Marcos Vieira

Excelente artigo! Espero que o CGC se popularize por aqui e que vocês sejam presença cativa nos eventos Nacionais!

Deixe um comentário