Leitura ou Colecionável, Eis a questão! #4 – Signature Series

Assinar ou não os meus quadrinhos, eis a questão!

Faz tempo que não trabalhamos um Leitura ou Colecionável, e dessa vez traremos uma discussão que tem permeado na mente de muitos de nossos leitores, algumas perguntas como: porque eu adquiro uma assinatura em um quadrinho? Porque assinar meu quadrinho? Um quadrinho assinado tem algum valor agregado?

Bom, os motivos para se ter um quadrinho assinado variam de colecionador para colecionador e hoje iremos discutir um pouco sobre isso nesse artigo. Então, pegue sua caneta Sharpie preta para fazer suas notações e vamos nessa. 

“Finalmente eu consegui a assinatura do meu artista favorito!”

Não é apenas uma assinatura.

Ter um quadrinho assinado por aquele artista que você acha sensacional ou roteirista que escreveu seu quadrinho favorito do momento pode ser o sentimento mais incrível do mundo, ele é único para cada colecionador, uma pequena vitória, uma pequena conquista.

Imagine você indo a uma Comic Con Experience, encontrando com aquela pessoa responsável pela criação de uma grande história que você teve o prazer de ler, conseguir conversar com ela e ter aquele quadrinho autografado, esse pequeno momento de contato com seu ídolo é um sentimento totalmente único, o auge para quem é fã da cultura pop em geral.

Muitas vezes nós como fãs, fazemos loucuras para conhecer os nossos ídolos, como ficar em filas por horas ou até dormir nelas, viajar por quilômetros para ir aos eventos, entre outras coisas loucas que apenas só quem já viveu sabe e ainda contamos essas aventuras cheias de vitórias e derrotas com muito orgulho e independente do resultado mantemos quase sempre um sorriso no rosto.

São esses momentos de recordações que guardamos para sempre, em nossa memória, estante ou parede. A história por trás da assinatura as vezes para você, pode valer mais que seu valor monetário no mercado de colecionáveis.

Mas como todo colecionável, ele possui um valor de mercado agregado, uma assinatura pode significar a diferença entre um valor X ou um valor Y, na venda ou compra de seu quadrinho. 

Quais seus motivos para assinar um quadrinho?

Como tudo na vida do colecionador, a palavra “depende” está sempre presente e nesse caso ela também aparece para nos dar vários motivos por trás do porquê assinar seu quadrinho.

Já falamos mais acima, sobre o valor sentimental que uma assinatura pode ter para o colecionador, mas existe outro tipo de valor que ela pode ter, o valor monetário que entre alguns colecionadores, é um dos mais relevantes. 

“Meu Deus a assinatura do Stan Lee, agora estou rico!”

 Agora que eu assinei meu quadrinho, estou em posse do diamante dos colecionáveis! Bom, não é bem assim. Nós como colecionadores somos muito criteriosos sobre a veracidade de onde vem nossos quadrinhos assinados, como podemos provar que foi realmente um dos criadores daquela obra que o assinou?

Existem algumas formas de se certificar e sentir-se seguro com seu quadrinho assinado. Se seu intuito e colocá-lo para a venda após adquiri-lo, ou simplesmente adquirir uma assinatura de terceiro e realmente ter certeza que a assinatura é de fato dos autores daquela obra, é de extrema importância que o colecionador preste atenção neste tópico sobre algumas formas possíveis de se ter essa validação.

  • Eventos em Comic Shop

Varias comic shops na américa do Norte, sediam eventos com artistas ou roteiristas para poder divulgar suas obras, muitas vezes também ocorrem deles próprios se oferecerem para fazer um evento dentro da loja e ter uma interação mais ativa com a comunidade.

Nesses eventos, normalmente as comics shops dão certificados simbólicos que validam a assinatura do quadrinho que foi assinado naquele evento em especifico, é uma experiência diferente da de grandes eventos como a Comic Con e também única para quem nunca teve contato com um criador de quadrinhos na vida.

 (Aqui na Comic and Signatures, nós lançamos nossa própria linha de Signature Series com certificado para a assinatura dos artistas e uma surpresa extra que ainda será revelada, confira aqui!)

 

  • CGC: Signature Series

Todos os anos, os fãs da cultura pop trazem seus itens colecionáveis para Comic Cons e outras convenções, em todo o mundo. Eles viajam pra todo canto do país com apenas um objetivo, ter seus itens colecionáveis autografados por artistas, escritores e celebridades. (Hábito muito comum para colecionadores na América do Norte)

Conseguir itens colecionáveis autografados tem sido uma parte do nosso hobby desde seu início, colecionáveis autografados são itens muito procurados e autenticidade da assinatura sempre foi uma preocupação, porque os itens colecionáveis raramente vêm com uma garantia infalível. Então a Certified Guaranty Company (CGC), criou métodos que validam e dão 100% de veracidade para as assinaturas nos colecionáveis autografados.

Para se conseguir o rotulo dourado “Signature Series” do CGC, existem algumas formas que foram criadas pela empresa para se ter a legitimidade da assinatura, e assim através de todo esse sistema adquirir a edição assinada, encapsulada e recebendo sua nota, que diz respeito ao estado de conservação do quadrinho.

(Caso queiram saber mais sobre o CGC, temos um artigo  “leitura ou colecionável, eis a questão! – CGC”, especifico sobre o assunto, clique aqui e confira.)

O CGC, oferece todo o suporte aos seus colaboradores, em relação a assinatura de seus quadrinhos. Em certos eventos é possível pedir a presença de um representante oficial da empresa, onde ele irá te acompanhar na assinatura de seu quadrinho para se ter uma validação 100% da veracidade da assinatura.

Mas existem outros formatos também de se certificar, um deles sendo o evento “In-house Private Signings” onde o CGC convida os criadores de quadrinhos para fazer assinaturas em sua base de operações, e através das redes sociais, os fãs podem interagir com seu artista ou roteirista favorito, que estiver participando do evento no momento.

 É necessário ter meu gibi assinado?

Sem sombras de dúvidas colecionar tem mais a ver com paixão do que necessariamente com investimento, apesar de os dois muitas vezes andarem lado a lado.

Tendo isso em vista, recai em nós colecionadores avaliar a proporção entre sentimento e recompensa financeira quando vamos atrás de colecionáveis desse gênero, avaliação essa, que deve levar em consideração seu intuito final, seja qual for, valorização, recordação ou adquirir para agregar a coleção por exemplo. 

E o mais importante, antes de qualquer investimento é imperativo ter a absoluta certeza de que o item que você adquire tem procedência legítima ou pelo menos uma origem clara, pois ao mesmo passo que o mercado de colecionáveis cresce, cresce também a ocorrências de falsificações e ocorrências de queixas ao adquirir esse tipo de produto, situação essa que nenhum de nós gostaríamos de passar.

Então nesse assunto, assim como em muitos outros que vamos falar em outras séries, existe um grande depende, uma única resposta não satisfaz o problema, ou seja, seu julgamento e percepção é o que mais importa, existem várias formas de se colecionar e em todas elas o mais importante é você achar uma que faça sentido para você.

Considerações Finais

Um quadrinho assinado carrega muito mais do que podemos imaginar como vimos nesse artigo. Quando tive meu primeiro contato com meus artistas favoritos o sentimento dentro de mim foi além do meu esperado, foi difícil até de descrever. Espero que algum dia você leitor possa experimentar desse momento único também em sua vida.

Você tem alguma história com seu quadrinho assinado? Conte ela para gente aqui na sessão de comentários, compartilhe conosco sua história.

2 comentários

Julio Cesar Rizzotti

Julio Cesar Rizzotti

Gosto dos meus assinados pela história por trás deles, nunca pensei como forma de investimento, apesar de saber que com certeza farão diferença em algum momento, ja que existe um mercado pra isso. Mas por isso sempre peço com dedicatória, assim sempre serão meus. Parabéns pelo artigo, Vitor!!!

Carlos

Carlos

Conheço gente que não quer seu quadrinho “riscado” por uma assinatura. No meu caso, acho que é mais para uma recordação daquele momento com aquele artista. Peguei alguns autógrafos em quadrinhos em CCXPs passadas e sempre estou re-vendo eles e lembrando daqueles momentos. Outra opção, claro, é comprar os prints que os artistas vendem também assinados. Nunca pensei no valor ($$) associado porque o colecionador mesmo não quer se desfazer de suas revistas. Parabéns pela matéria!

Deixe um comentário