Entrevista #10 - Rick Alves (Free Comic Book Day)

O Free Comic Book Day 2022 começou! E convidamos vários artistas promissores e já consolidados no mercado de ilustração e quadrinhos para tomarem a frente de nosso evento mais uma vez. Novos talentos, novos rostos, e principalmente, novas entrevistas! Então não perca a chance de conhecer os quatro novos talentos que escolhemos para participar do evento desse ano.

Vamos ao nosso primeiro entrevistado do dia, um dos ilustradores que conquistou nossos corações com seu estilo de desenho livre, divertido, e criativo. Apresentamos a vocês, Rick Alves, ele que é ilustrador desde 2017, natural da cidade de São Luis no Maranhão, ele vem a algum tempo mostrando seus trabalhos e ilustrações nas redes sociais e ganhando fama com seu traço tanto no Brasil quanto Mundialmente. 

Um de seus trabalhos mais recentes foi para a Image Comics! Com a criação de uma Variant Cover exclusiva para Comic Shop, do quadrinho TWIG #1. Então vamos agora bater um papo com o Rick sobre sua carreira, como ele começou e seus planos para o futuro como Ilustrador...

 

(CS) Rick é muito bom poder receber você em nosso evento, estamos muito felizes com sua participação. Ficamos encantados com seu trabalho, e queríamos conhecer um pouco mais sobre você. Como você começou no mundo dos quadrinhos, o que te inspirou a seguir esse caminho?

(RA) Na verdade, eu acho que sou mais ilustrador do que quadrinista. Apesar de fazer quadrinhos (fiz um pro mercado independente americano que ainda não saiu e tem um outro pra iniciar). Não é o principal que faço hoje. Estou mais nas Commission de Ilustrações etc...

Também essa não é minha atividade principal, gostaria que fosse, estou trabalhando pra isso... Mas Desenho desde sempre, nunca parei, mas com a entrada pro Instagram e poder mostrar mais do meu trabalho para várias pessoas de diferentes lugares me incentivou a continuar cada vez mais.

(CS) “Olha ficamos curiosos agora para saber que quadrinhos são esses, vamos ficar de olho haha.”

 

(CS) Acompanhamos bastante seu Instagram, você tem trabalhos incríveis! E alguns recentes foram de capas variantes para o mercado norte americano – Uma delas sendo uma capa variante para o novo quadrinho do Skottie Young, TWIG #1. Conta pra gente como foi essa experiencia de trabalhar para o mercado Norte Americano?

(RA) Eu nunca tinha feito essas capas variantes para as comic shops, essa foi a primeira vez. E no mês de Abril, veio o convite de duas de uma vez só! Até me assustei, mas encarei o desafio e gostei muito do resultado. Quem sabe um dia faço uma capa principal haha

(CS) Nos também ficamos encantados com seu estilo de desenho, ele segue uma linha com uma pegada cartoon, mas bem adaptado para as dinâmicas mais modernas. De onde vem suas referências, que artistas tem te inspirado?

(RA) Eu sempre curti muito os desenhistas dos anos 90 que foi a época que mais li quadrinhos e me inspirava neles, Jim Lee, Joe Madureira, Humberto Ramos, Mcfarlane. Mas depois que vi a arte do Skottie Young foi amor à primeira vista haha. Acho a mistura de cartoon com comics que ele faz muito legal, tento aplicar isso e incorporar no meu estilo.

Todas as minhas artes saem da minha cabeça oca, não uso referencias fotográficas por que acho que engessa muito o resultado que eu busco, algo mais solto mesmo. Gosto também muito dos traços do Jorge Corona, os enquadramentos e movimentação que ele dá aos seus desenhos são insanos!

 

(CS) Vamos mudar um pouco, acho que agora o pessoal já conseguiu conhecer um pouco sobre você e seu trabalho. Você comentou sobre ter feito quadrinhos internacionais, que ainda serão publicados. Mas e projetos pessoais seus, você já teve interesse em criar suas histórias próprias, ou até mesmo trabalhar ou já trabalhou em projetos nacionais?

(RA) Vontade sempre tive... até tenho umas ideias, mas nunca sentei realmente pra colocar em prática. Faço umas páginas teste, até gosto do resultado, mas falta finalizar, roteiro não é meu forte. Mas se algum roteirista quiser fazer uma parceria, seria algo bem legal haha

 

(CS) Sabemos o quanto e difícil viver uma vida dupla, o Batman e o Superman nos provam isso todo dia haha. Você comentou que ilustração não é seu trabalho principal, como tem sido essa vida dupla pra você, trabalhar com ilustração ao longo desses 5 anos?

(RA) No começo pra mim era mais um hobby, uma forma de colocar pra fora as ideias que vinham na minha cabeça. E com o feedback positivo da galera, a procura por contratar meu trabalho como ilustrador me motivou a continuar. E tentar sempre melhorar.

Um dos trabalhos mais legais que eu fiz foram as artes dos blocos do Derivadocast, eles animaram as ilustrações e acho que ficou bem bacana o resultado. Como era fã dos caras quando o Bruno Clemente me convidou foi muito louco.

Sobre a dupla atividade muitas vezes eu só conseguia desenhar a noite/madrugada, ia dormir 2 da manhã pra acordar 7, mas como eu estava fazendo o que gostava e ainda sendo pago não via como um fardo. Mas sempre quis ser ilustrador em tempo integral! Eu sou formado em arquitetura, mas não trabalho na área...

(CS) Quando fazemos o que gostamos a energia e totalmente diferente, sabemos como é a sensação. Mas Rick, fala pra gente pois sempre somos curiosos com isso, quais seus planos para o futuro, o que tem planejado dentro dessa mente super criativa?

(RA) Não sou muito de fazer planos, as coisas vão acontecendo, e as vezes uma coisa puxa outra. No momento o que tem de concreto e essa HQ que vou desenhar que acho que irá para o Kickstarter. Espero que as variantes a qual trabalhei recentemente abram outras portas pra novos trabalhos também.

 

(CS) Rick, sabemos que os últimos dois anos foram momentos complicados para todas as pessoas do mundo, mas com o retorno do "novo normal" você pretende participar de eventos, como a FIQ ou CCXP por exemplo?

Sempre tive vontade de participar presencialmente dos eventos, mas a distância também sempre foi um fator impeditivo. Agora com o nascimento do meu filho também dificulta um pouco, não quer dizer que nunca irei, quem sabe um dia?

 

(CS) Bom para finalizarmos então, gostaríamos muito de agradecer pela nossa conversa, ela foi incrível e com certeza nossos leitores adoraram conhecer sobre você e seu trabalho. Você teria algumas últimas palavras pro pessoal que quer conhecer mais sobre você e seu trabalho?

Só agradecer, é a primeira entrevista que eu faço, gostei muito, quem quiser pode me seguir no Instagram, interagir, comprar prints, Commission etc... valeu todo mundo da comics & signatures, abração!

1 comentário

Virginia Magalhães Brandão Alves

Virginia Magalhães Brandão Alves

Sou fã n° 1 dos desenhos do Rick, não é pq sou sua esposa, mas é pq realmente ele tem muito talento, e tem um futuro promissor, pois ele ama o que faz e eu dou o maior apoio à ele. Quando a gente ama e se dedica ao que faz, tudo flui naturalmente, ele já está colhendo os seus frutos e acredito que ainda vem muita coisa boa por aí na sua carreira de ilustrador. Boa sorte meu amor, que Deus lhe abençoe sempre! Te Amo!

Deixe um comentário