As novas séries do Jeff Lemire: Primordial e Mazebook, do espaço sideral a labirintos.

Jeff Lemire é um dos escritores mais famosos da atualidade, um criador de histórias sem igual, talvez você conheça algumas de suas histórias como Sweet Tooth, Royal City, Essex County, ou até mesmo algumas de suas histórias de super-heróis na Marvel e DC Comics.

E nesse artigo iremos comentar nossas primeiras impressões dos dois mais recentes contos da fazenda (Tales From The Farm): Primordial e Mazebook. Para aqueles fãs de carteirinha das histórias do Jeff Lemire, esse texto é indispensável a leitura.

Primordial #1

“Doctor Donald Pembrook. They’re expecting me.”

 

Primordial é um gibi importante, um daqueles que se leva muito a sério. Parte de sua importância e dada pelo seu conceito de reimaginar a história, o que sempre traz consigo o peso da pesquisa, e da relação de como essa história foi contada originalmente. Onde com um empurrão repentino, o nosso mundo poderia seguir em uma direção totalmente diferente.

Nesta nova realidade, Lemire reimagina os primeiros macacos astronautas, Able e Baker, que para nós que vivemos no mundo real retornaram à Terra com vida, mas no universo de Primordial ambos morreram durante sua missão. Pelo menos, foi isso que o governo disse ao público. Na realidade, algo totalmente diferente ocorreu e, seja o que for, interrompeu o projeto de exploração espacial.

 

Situado no início dos anos 1960, a história segue o cientista Donald Pembrook desvendando um mistério sobre os testes de viagens espaciais, de Able e Baker. Encarregado de ajudar a desmontar o programa de exploração espacial dos EUA, ele descobre algumas informações sobre essa missão que prova ser o primeiro fio perdido de uma conspiração muito maior.

Primordial contém uma arte fenomenal, é o trabalho do artista Andrea Sorrentino, que dá um tom totalmente único a história. À medida que o quadrinho se aproxima de seus momentos com uma pegada de “2001: Uma Odisséia no Espaço” de abstrações cósmicas, Sorrentino quebra os limites da narrativa, com quadros super imersivos, adicionando outra camada de profundidade na leitura.

Com mistérios sutis, Primordial é um quadrinho suave, porem contido, que se permite um espetáculo amplo e abstrato (em sua arte). Temos uma grande viagem cósmica a fazer junto a mente insana de Jeff Lemire.

Mazebook #1

“Don’t recognize anyone’s face anymore.”

É notável a quantidade de quadrinhos que Jeff Lemire produz em um determinado ano, e Mazebook, foi adicionado recentemente ao seu compendium de histórias, a nova minissérie em cinco edições foi escrita e desenhada por Lemire e conta a história de um pai que sofreu a perda de sua filha, nos deparamos com um pai lidando com essa perda, enquanto busca um fio de esperança dentro de um labirinto para continuar vivendo.

A história começa com Will, um inspetor de construção solitário relembrando o suéter vermelho de sua filha Wendy, a única memória de que consegue se recordar, pois nem de seu rosto ele se lembra. Ele está perdido, não consegue reconhecer ninguém ao seu redor de certa forma, oprimido e perdido preso em seu próprio mundo. O luto dentro de Mazebook é um sentimento muito bem representado pelas linhas e aquarela de Lemire. Ao longo de várias páginas, Lemire gentilmente nos atrai para este mundo solitário e triste que Will criou para si mesmo.

Com o desenrolar da história nos encontramos em um dilema, se Will está perdendo o controle conforme se passam os dias, se rendendo ao luto e a perda, ou se há uma razão real para acreditar que sua filha Wendy realmente está presa em algum tipo de labirinto. Essas questões envolvem em grande parte seu estado psicológico atual, e como ele tem lidado com toda essa perda até o momento.

Estaria Will louco? Será que Wendy está presa em um labirinto? O que tem de tão importante nesse suéter vermelho? Bom, a jornada de autodescoberta de Will está apenas em seu início, e em apenas uma edição, Mazebook consegue te prender e emocionar. Uma série escrita com uma ideia bem clara de retratar os efeitos da perda e do luto.

  

Considerações Finais

Primordial e Mazebook, são séries incríveis. A mente e a criatividade do Jeff Lemire para produzir histórias diversas, é sem igual. Ao primeiro momento, você pode ficar em dúvida, mas conforme a leitura flui é impossível não ficar imerso em suas páginas.

Esses quadrinhos tiveram seu lançamento recente na América do Norte, e eles já se encontram a pronta entrega aqui na Comics and Signatures. Gostou dessa pequena resenha e gostaria de conhecer mais sobre essas histórias? Bom venha embarcar nessas leituras emocionantes com a gente. Você que já leu Mazebook e Primordial, e gostaria de deixar sua opinião, comente aqui em baixo, gostaríamos de saber quais foram suas primeiras impressões.

1 comentário

Thiago

Thiago

Mais dois acertos do Lemire..e as artes das capas de Primordial estao absurdas! Uma pena q serão apenas 5 issues, queremos mais ! :D

Deixe um comentário