Entrevista #07 - Andrei Bressan

Fala pessoal, espero que esteja tudo bem por aí.

 

Nós da Comics and Signatures (CS) estamos sempre buscando estreitar os laços entre os três pontos da nossa comunidade: artista, Comic Shop e vocês. E dessa vez tivemos o prazer de falar com o grande artista Andrei Bressan que gentilmente aceitou nos contar um pouco mais sobre os seus projetos do passado, presente e futuro.

Esperamos que vocês gostem da conversa tanto quanto nós.

Andrei Bressan é brasileiro, natural de Piracicaba. Possui trabalhos publicados em diversas editoras como Image Comics, DC Comics e Aftershock.

(CS) Andrei, primeiro gostaríamos de agradecer a oportunidade dessa entrevista. Adoramos o seu trabalho!

Primeiro, vamos começar do início, nos conte um pouco mais sobre o seu contato com a arte e como foi que você começou a produzir quadrinhos?

(AB) Salve pessoal! Agradeço pelo convite, é um grande prazer conversar com vocês! Bom, como geralmente acontece com todos os desenhistas, somos mordidos pelo lápis radioativo quando começamos a aprender a ler e daí optamos por desenhar porque escrever e ler dá muito trabalho. E desenhar não dá, é de boa. Rsrs É sério, todo mundo desenha quando criança e creio que a pergunta deveria ser porque continuamos a desenhar quando a maioria das pessoas acaba parando.

Voltando pra sua questão... do que me lembro, os quadrinhos da Disney foram, juntamente com os da Marvel, meu contato com o meio. A opção de se comunicar em silencio era fascinante e dominar esse “código” era não apenas um desafio, mas também um grande prazer.

 

(CS) Vamos falar sobre o que nós da Comics and Signatures consideramos uma das suas maiores obras até o momento, que foi concluída no início de Junho desse ano, Birthright. Como surgiu a ideia da série junto com o Joshua Williamson? 

(AB) Ah, veja só... é tudo culpa dele. Vocês podem apenas me culpar pela arte! Rsrs

Do que sei, a série já estava em desenvolvimento por algum tempo, se chamava Homecoming. Como vocês devem saber, toda serie começa com uma tentativa de responder a uma pergunta... aqui, diante dos filmes de aventura o Josh planejava responder a consequência da “jornada do herói”. Para ele essa ideia de sair numa aventura e voltar “antes do jantar” seria motivo de castigo uma vez que os Pais soubessem por onde a criançada esteve. Nesse sentido, Birthright narra o que acontece com o “Herói” quando volta pra casa.

(CS) Sinceramente, nos divertimos muito com as aventuras da família Rhodes e ler o termino dessa jornada nos deixou com o coração aquecido, spoilers ou não, o final é muito bom e ficamos com aquele gostinho de quero mais! Então temos que perguntar, podemos esperar algo novo do universo de Birthright ou algum novo título junto com o Joshua? 

(AB) Terminar a serie foi difícil pra todos nós. Toda a equipe acabou sentindo o impacto da conclusão... e foi um momento muito agridoce para cada um... começamos a despedida quando começamos a edição 44... ali foi a primeira vez que pude perceber que estávamos todos ansiosos e tristes com o fim

Atualmente estamos fazendo JLA Incarnate, mas posso dizer que assim finalizarmos essa serie teremos algo novo. Ao que tudo indica, será o mesmo time!

Quanto a família Rhodes... por enquanto não há nenhuma intenção de revisita-los, mas não descartamos a possibilidade. Tanto Sean quanto Josh dizem algo como “Pode ser, vamos ver isso no futuro!”

 

(CS) Uma grande alegria seria ver a sua série adaptada para as telonas e não por menos em 2018 a Universal Pictures em conjunto com a Skybound Entertainment anunciaram que iriam desenvolver um filme de Birthright, o que nos deixou super animados, você tem algo que possa nos adiantar sobre como anda esse projeto? 

(AB) Sim, sim, com certeza, isso também é uma possibilidade que nos alegra! Por enquanto, posso dizer que recebemos uma nova versão do roteiro. Mas detalhes podem aparecer em breve quando as coisas voltarem ao normal.

(CS) Uma coisa que nos chama a atenção também são as suas capas, muitas possuem um conceito que achamos super diferenciado, é o caso da capa de Birthright #8. Você tem algum processo de produção específico para essas capas? São feitas assim no momento ou você busca algum tipo de inspiração ou referências para a criação delas?

(AB) Ah que bom, fico super feliz de saber que gostaram! Era minha parte favorita (além de criar coisas que causassem terror no Sean e empolgação no Josh!), especialmente quando Josh e Sean também gostam da mesma opção que eu! Haha Estou brincando um pouco, mas a verdade é que o nosso processo era bem legal. O Josh e o Sean geralmente traziam algum “pitch” pra capa e isso podia gerar alguns debates e novas opções. As vezes era algo mais objetivo como “capa de ação estilo Image”. Sinto muita falta dessas capas, até porque isso sempre levava o Adriano a loucura haha Sempre pensávamos as capas juntos e se pra cor funcionar algo precisava mudar, fazíamos os ajustes e correções.
Se bem me lembro... a capa 8 foi uma coisa bem conceitual e teve algumas versões. Eles queriam algo que focasse na Rya e no choque cultural... e para todos nós nada falava mais alto do que crianças brincando em frente a Rya.

(CS) Falando em capas sensacionais, no final de agosto foi anunciado que você fará uma série de capas para as edições de The Walking Dead Deluxe, achamos que sua arte combina muito com a série e ficamos super felizes com o anúncio. Andrei, conta um pouco para a gente como que surgiu o convite para fazer essas capas? E de onde surgiu a ideia para construção do painel? 

(AB) Também acho! Alias, muita gente disse a mesma coisa rsrs Não sei se sabem, mas fizemos artes para um jogo do Walking Dead. Na época eu estava na França fazendo uma turnê de lançamento do Birthright nas Comic Shops e o Sean me escreveu perguntando se daria pra fazer as artes durante a viagem... rsrs claro que deu! Mas o game não foi lançado e artes ficaram em off.

O convite pra essa capa veio do Sean, ele sempre me arruma coisas legais pra fazer! A ideia era uma composição que sinalizasse para os eventos daquele Arco sob uma perspectiva épica... foram semanas de trabalho numa espécie de êxtase rsrs

O painel de capas ficou tão legal que o Joe Pruett da Aftershock pediu algo similar reunindo as series: Animosity/We live/Dark Ark

 

(CS) Mudando de Image para DC Comics agora, nessa semana teremos o lançamento de Justice League (JL) Incarnate #1, com roteiros do Joshua Williamson e Dennis Culver e artes do Brandon Peterson e logicamente você, até onde sabemos esse título dará continuidade aos eventos de Infinite Frontier, como que foi o convite para esse trabalho?

(AB) O Josh vem fazendo um trabalho incrível na DC já tem um tempo. Ele tem uma agilidade rara que transita muito bem em vários gêneros.

Durante o Birthright, houve um hiato por conta da pandemia... e o Josh me chamou pra fazer Batman/Superman com ele. Quando terminamos ele me disse que tinha novas ideias pro futuro, para depois do encerramento do Birthright. E foi basicamente isso, fechamos o Birth e fomos pra JL.

(CS) Não bastando ter uma equipe criativa de peso, nessa primeira edição de JL Incarnate teremos também a primeira aparição de uma personagem, a Doctor Multiverse, tenho certeza que a comunidade aqui da CS está bem curiosa para saber um pouco mais sobre essa nova personagem. Você pode adiantar para a gente algo sobre ela e talvez contar um pouquinho sobre como que foi o processo criação da personagem? 

(AB) Não posso revelar muito ainda, mas essa concepção passou por várias etapas... e consistiu num processo bastante dinâmico para deixar a personagem mais num estilo “Ultimate” .

(CS) Um prazer enorme ter você aqui conosco Andrei e para finalizar nosso bate papo, você gostaria de deixar uma mensagem para aqueles que ainda não leram Birthright e para quem está curioso com o novo título Justice League Incarnate, e estão se perguntando se compram o gibi ou não, o que eles podem esperar?

(AB) Agraço vocês também pelo bate papo, sempre legal relembrar alguns detalhes da série nessas perguntas.

Posso dizer que JL Incarnate é um baita lançamento! O Josh e o Dennis estão costurando uma narrativa muito divertida com um cast grande e eventos que vão trazer novidades pra DC no ano que vem. Ali vocês encontraram aventura, suspense e humor na medida certa. Espero que os fãs da JL Incanate se divirtam assim como nós nessas páginas!

1 comentário

Thiago

Thiago

Otima entrevista!!! A arte do Bressan é absurda!!! Valeu CS!!

Deixe um comentário